Image

Prof. Dr. Abdinardo Oliveira

UTFPR, PR

Área de Pesquisa: Engenharia Financeira, Análise de Investimentos, Gestão de Capital de Giro, Mercado de derivativos, Econometria de Séries Temporais e Equações Diferenciais Estocásticas.

Prof. Dr. Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira

UTFPR, PR

M1. Introdução à estimação e simulação de processos estocásticos com o software livre R

Prof. Dr. Abdinardo Moreira Barreto de Oliveira

UTFPR, PR

abdinardo@utfpr.edu.br

Esse curso tem a intenção de oferecer uma introdução passo-a-passo para a simulação e inferência de processos estocásticos via pacote YUIMA, destinado a estudantes e pesquisadores que queira implementar, em seus campos de estudo, tais modelos e testar seu desempenho através de simulações ou análises empíricas.

Image

Prof. Dr. Eleazar Madriz

UFRB, BA

Área de Pesquisa: Matemática Aplicada. Atuando principalmente nos temas: poliedros, polaridade, faces, semigrupos.

Prof. Dr. Eleazar Gerardo Madriz Lozada

UFRB, BA

M2. Modelos de Optimização Linear Inteira sobre Estruturas Algébricas Finitas

Prof. Dr. Eleazar Gerardo Madriz Lozada

UFRB, BA

eleazar@ufrb.edu.br

Apresentar problemas de optimização linear inteira modelados usando grupos, semi- grupos e sistemas aditivos finitos. Este tipo de modelo tem muitas aplicações na produção industrial, um exemplo importante ocorre no planejamento de produção agrícola que envolve determinar o rendimento de produção de várias culturas que podem compartilhar recursos, tendo como objetivo maximizar a produção total, sem exceder os recursos disponíveis. Pretendemos introduzir aos estudantes de graduação e pós-graduação nas técnicas de como passar de um problema real modelado com programação linear inteira a um problema de optimização linear inteira definido sobre alguma estrutura algébrica finita.

Image

Prof. Dr. Rinaldo Vieira

UFAL, AL

Área de Pesquisa: Matemática, com ênfase em Geometria e Topologia, atuando principalmente em Geometria de Finsler, Equações diferenciais e Modelagem Matemática

Prof. Dr. Rinaldo Vieira da Silva Júnior

UFAL, AL

M3. Um Passeio pela Ecologia: Dinâmica Populacional e de Produção e Branqueamento dos Corais

Prof. Dr. Rinaldo Vieira da Silva Júnior

UFAL, AL

rivaldovsjr@gmail.com

Usaremos os Axiomas de Hutchinson, para estudar aspectos da Dinâmica Populacional de determinadas espécies. Apresentaremos modelos clássicos de interação e competição como o de Gause - Witt, além disso, levaremos em consideração que a interação de várias espécies que vivem em um certo espaço pode resultar em um produto. Por fim, usaremos as equações de Volterra e técnicas de Cálculo Variacional para estimar a produção(CaCO3) das Algas Simbióticas (zooxanthellae) e Corais (zooxantela) numa barreira de corais.

Image

Prof. Dra. Ana Wyse

UFPB, PB

Área de Pesquisa: modelagem matemática e computacional, atuando principalmente em dinâmica populacional, controle ótimo e modelos epidemiológicos

Prof. Dra. Ana Paula Pintado Wyse

UFPB, PB

M4. Modelagem da Dinâmica Populacional

Prof. Dra. Ana Paula Pintado Wyse

UFPB, PB

anawyse@ci.ufpb.br

Neste minicurso serão abordados inicialmente os aspectos da dinâmica de interações intraespecíficas, que podem compreendem efeitos positivos (colônias ou sociedade) ou negativos (competição ou canibalismo) para a população em estudo. Na sequência, será apresentada a dinâmica de interações interespecíficas, onde há relação positiva ou negativa para indivíduos de diferentes espécies (predação, mutualismo, comensalismo, amensalismo e parasitismo). Finalmente serão abordados os modelos epidemiológicos dos tipos SIS, SEIS, SIRS e SEIRS e sua aplicabilidade a diferentes tipos de doenças.

Image

Prof. Dr. Marcus Ramos

CECOMP, UNIVASF, PE

Área de Pesquisa: Ciência da Computação, atuando principalmente em linguagens formais, autômatos, teoria da computação e compiladores.

Prof. Dr. Marcus Vinícius Midena Ramos

CECOMP, UNIVASF, PE

M5. Introdução ao Assistente de Provas Coq

Prof. Dr. Marcus Vinícius Midena Ramos

UNIVASF, PE

marcus.ramos@univasf.edu.br

Assistentes de prova são programas de computador que são usados na formalização matemática de provas de teoremas, e também no desenvolvimento de software certificado. Neste mini-curso serão apresentados o contexto em que os mesmos surgiram, algumas das suas características principais e a motivação que justifica o uso dos mesmos, caracterizando assim uma nova forma de se fazer matemática e também de construir programas de computador. Em seguida será feita uma breve introdução ao assistente de provas Coq e serão feitos alguns exercícios de formalização matemática com este assistente.


Obs.: Para o bom acompanhamento das atividades desenvolvidas neste minicurso é necessário a utilização de um notebook.

Image

Prof. David Yuri

UNIVASF, PE

Área de Pesquisa: Engenharia Mecânica, com ênfase em Aproveitamento da Energia, atuando principalmente em Agronegócio, Pós-colheita, Energia Solar na Agricultura.

Prof. David Yuri de Melo Nunes Morais

UNIVASF, PE

M6. Ferramentas de projeto para estudantes de engenharia: Cálculo estrutural utilizando o FTOOL

Prof. David Yuri de Melo Nunes Morais

UNIVASF, PE

davidyuri92@gmail.com

O FTOOL um aplicativo de análise estrutural 2D para projetos comuns da engenharia (pórticos, vãos, etc.). Permite a visualização de esforços internos, propriedades de área, e outros conceitos relacionados à Mecânica dos Sólidos (Estática) e à Resistência dos materiais (Linha elástica, etc). É recomendado para uso educacional, porém permite prototipagem de estruturas. O idealizador do Ftool e responsável pelo programa é o professor Luiz Fernando Martha do Departamento de Engenharia Civil da PUC-Rio


Obs.: Para o bom acompanhamento das atividades desenvolvidas neste minicurso é necessário a utilização de um notebook.